Há algum tempo recebi um convite para escrever para o Tudoquefazbem pela minha querida amiga e comadre Gabriela! O tema seria sobre a importância da música na infância ou da importância da música na educação de bebês e crianças, pois é esse o meu foco de estudos e de prática. Sou professora de música de bebês e de crianças pequenas. Sabemos que música faz bem, mas por quê?
Piquenique
no Jardim no Jangadeiros, Porto Alegre, 2012
Sabe-se, a partir de diversas pesquisas científicas que, desde os últimos meses de gestação o feto já escuta e ao desde o nascimento reconhece a voz de sua mãe, bem como os sons e músicas que sua mãe costumava escutar desde que este estava “na barriga”. Além disso, pesquisas recentes afirmam que bebês se interessam mais em ficar atentos à voz humana[i] (canto, fala, declamação) do que a música instrumental, por exemplo. Por isso, é muito importante cantar para os bebês. Eles amam escutar a voz humana muito mais do que escutar um CD “cantando para eles”. Esse canto é uma forma de vínculo insubstituível com o adulto cuidador.
Foto
de aula de música do projeto Roda Cantiga
Durante toda a semana que passou,
participei de um importante evento de educação musical, promovido pela ISME (International Society for Music Education aqui
em Porto Alegre. Participar deste encontro, com educadores musicais,
pesquisadores e músicos veio a reforçar ainda mais a importância de se oferecer
experiências musicais de qualidade para os pequenos. Essas experiências
contribuem de forma muito positiva para o desenvolvimento mais pleno das
crianças. Da mesma forma que favorecer experiências simplificadas para as
crianças apenas empobrecem suas possibilidades de desenvolvimento não só musical,
mas humano. Oferecer brinquedos que “tocam músicas sozinho”, (em geral, de
qualidade questionável) ou mesmo apenas CDs ou DVDs que são sucesso entre os
bebês, mas que muitos deles não possuem uma preocupação estética é oferecer apenas entretenimento simplificado sem
qualidade musical ou artística. Trago aqui uma citação de um educador de
crianças que me é cara “sem poética a vida humana carece de inspiração e profundidade
e ,em último termo, carece de sentido. Sem estética a vida humana carece de
bem-estar e alegria, e ao mais se vive no ruidoso mundo do entretenimento
(HOYUELOS, 2007, p.26)”.
Foto de aula de música do projeto Roda Cantiga
Lembro, por fim, que é papel tanto
dos professores como das famílias oferecer e favorecer interações com música,
com arte, com livros desde cedo para que cada criança em seu tempo vá
construindo seu próprio repertório sonoro, visual, ou seja, suas possibilidades
de expressão nas diversas formas de linguagem. Garantir momentos significativos
de escuta, escutar junto com os bebês, cantar, brincar junto considero que seja
muito importante. Enfatizo também que oferecer música não significa que seja
importante escutar música em todos os momentos, muito antes pelo contrário. Garantir
momentos de silêncio e tranquilidade aos pequenos é extremamente importante,
ainda mais considerando o contexto ruidoso e acelerado em que vivemos nas
cidades.
Grande
abraço,
Para
saber mais sobre música e educação acesse:
Clarice Bourscheid é mestre em Educação pela UNISC. É Licenciada em música pela
UFRGS e especialista em Pedagogia da Arte pela mesma Instituição.
Contato:
claricebourscheid@gmail.com
[i] Ver
(Corbeil, Trehub & Peretz, 2013; Costa-Giomi & Ilari, in press).
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