28 julho 2014

Música para crianças!Tudoquefazbem!Desde sempre!-por Clarice Bourscheid

 

     Há algum tempo recebi um convite para escrever para o Tudoquefazbem pela minha querida amiga e comadre Gabriela! O tema seria sobre a importância da música na infância ou da importância da música na educação de bebês e crianças, pois é esse o meu foco de estudos e de prática. Sou professora de música de bebês e de crianças pequenas. Sabemos que música faz bem, mas por quê?

 Piquenique no Jardim no Jangadeiros, Porto Alegre, 2012

     Sabe-se, a partir de diversas pesquisas científicas que, desde os últimos meses de gestação o feto já escuta e ao desde o nascimento reconhece a voz de sua mãe, bem como os sons e músicas que sua mãe costumava escutar desde que este estava “na barriga”. Além disso, pesquisas recentes afirmam que bebês se interessam mais em ficar atentos à voz humana[i] (canto, fala, declamação) do que a música instrumental, por exemplo. Por isso, é muito importante cantar para os bebês. Eles amam escutar a voz humana muito mais do que escutar um CD “cantando para eles”. Esse canto é uma forma de vínculo insubstituível com o adulto cuidador.

Foto de aula de música do projeto Roda Cantiga

            Durante toda a semana que passou, participei de um importante evento de educação musical, promovido pela ISME (International Society for Music Education aqui em Porto Alegre. Participar deste encontro, com educadores musicais, pesquisadores e músicos veio a reforçar ainda mais a importância de se oferecer experiências musicais de qualidade para os pequenos. Essas experiências contribuem de forma muito positiva para o desenvolvimento mais pleno das crianças. Da mesma forma que favorecer experiências simplificadas para as crianças apenas empobrecem suas possibilidades de desenvolvimento não só musical, mas humano. Oferecer brinquedos que “tocam músicas sozinho”, (em geral, de qualidade questionável) ou mesmo apenas CDs ou DVDs que são sucesso entre os bebês, mas que muitos deles não possuem uma preocupação estética é oferecer  apenas entretenimento simplificado sem qualidade musical ou artística. Trago aqui uma citação de um educador de crianças que me é cara “sem poética a vida humana carece de inspiração e profundidade e ,em último termo, carece de sentido. Sem estética a vida humana carece de bem-estar e alegria, e ao mais se vive no ruidoso mundo do entretenimento (HOYUELOS, 2007, p.26)”.

Foto de aula de música do projeto Roda Cantiga

            Lembro, por fim, que é papel tanto dos professores como das famílias oferecer e favorecer interações com música, com arte, com livros desde cedo para que cada criança em seu tempo vá construindo seu próprio repertório sonoro, visual, ou seja, suas possibilidades de expressão nas diversas formas de linguagem. Garantir momentos significativos de escuta, escutar junto com os bebês, cantar, brincar junto considero que seja muito importante. Enfatizo também que oferecer música não significa que seja importante escutar música em todos os momentos, muito antes pelo contrário. Garantir momentos de silêncio e tranquilidade aos pequenos é extremamente importante, ainda mais considerando o contexto ruidoso e acelerado em que vivemos nas cidades.
Grande abraço,

Para saber mais sobre música e educação acesse:





Clarice Bourscheid é mestre em Educação pela UNISC. É Licenciada em música pela UFRGS e especialista em Pedagogia da Arte pela mesma Instituição. 
Contato: claricebourscheid@gmail.com
[i] Ver (Corbeil, Trehub & Peretz, 2013; Costa-Giomi & Ilari, in press).

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