30 junho 2014

Da copa para a vida: aprendendo com a determinação e motivação das seleções - Texto da psicóloga Sara Matte Lucena

 

Em dias de copa do mundo, muito ouvimos falar sobre o estado emocional dos atletas em campo. Como em qualquer profissão, eles têm que estar preparados para enfrentar as adversidades e surpresas que esta colocação exige.

E... Se o estado emocional do atleta tem ligação direta ao desempenho, neste caso, o mundo está em busca de um mesmo objetivo: O TÍTULO! O que dizer desta copa de surpresas? Quem diria que a Espanha iria voltar tão cedo para casa e a Costa Rica iria tão longe? E sobre a emoção do Júlio César na defesa de pênaltis contra o Chile? O fato é que grandes times eliminados, devem estar sentindo o retorno de forma muito mais agressiva que outros.


É, ser atleta profissional envolve pressão da família, da imprensa, do técnico, dos torcedores, e neste caso de um país inteiro! Por isso a importância de um acompanhamento e um bom preparo emocional para as “surpresas” que um evento como a este proporciona!

E assim é no nosso cotidiano, somos competitivos por natureza. Quer um exemplo? Competimos pela vida desde o nosso nascimento. Nem sempre obtemos os resultados esperados, pois como em um jogo de futebol, muitas vezes dependemos de fatores externos para chegar aonde desejamos.


Psicóloga Sara Matte Lucena

E por isso é necessário identificar os reais objetivos e traçar metas. Quedas e tropeços acontecem junto às conquistas, com todos, mas devemos reforçar a leitura dos ensinamentos trazidos por esses “tombos”. Manter a motivação, saber identificar aquilo que nos faz bem, e movimentar-se para realizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário