13 março 2014

Aprender nutrição diariamente, FAZ BEM!!! Texto da Nutricionista Flavia Morais


Sempre tive a opinião de que devíamos estudar muito mais sobre nutrição durante o período escolar. Aprendemos tanta matemática (e por vezes, nunca mais usamos) enquanto crescemos sem muito conhecimento do ato mais importante de nossas vidas: o de alimentar-se.

O campo da nutrição está em constante evolução e regularmente são descobertos novos suplementos naturais e super alimentos, além de tantas revelações científicas em relação as propriedades curativas destes maravilhosos produtos da natureza. Felizmente, cada vez mais está sendo entendido que a miríade de problemas de saúde que flagela a sociedade moderna é o resultado de fraquezas em bases fisiológicas do corpo provocada por má nutrição. Em outras palavras, se as pessoas se alimentassem bem (e entendessem o que isso significa), seriam mais saudáveis. Parece demasiado simples, porém a realidade se mostra diferente.




Voltando ao tópico da educação, não estou dizendo que todo mundo devesse virar nutricionista, mas sim manter-se informado, não conformado. Não aceite tudo que a mídia quer vender, tenha uma atitude interrogativa, sempre. Aprenda a ler rótulos! Produtos com uma lista de nomes que mal conseguimos pronunciar, dão a dica que nosso organismo também vai sofrer para “decifrar”.

Tenho uma visão muito positiva em relação ao futuro e a saúde da população. Entendo que viver nessa avançada era tecnológica nos auxilia imensamente e não existem mais desculpas de falta de acesso à informação. Se você souber filtrar os dados  verdadeiros, é possível sim, se educar bastante e adicionar todos estes achados  saudáveis ao seu regime alimentar.


Iniciativa como deste lindo blog, onde é fácil reconhecer a genuína intenção de fazer o bem e auxiliar a todos que lêem é um exemplo perfeito de valiosas informações. Além do mais, não é tão difícil assim discernir fatos sérios, que enfatizam a manutenção de uma vida saudável através de alimentação equilibrada e prática de atividade física; daqueles que tem a intenção de nos vender alguma pílula mágica ou algo do gênero.


Dica para todos interessados em viver bem: educação nutricional! Leia, explore canais de vídeos, ouça podcasts. Aprenda a operar o seu corpo. É engraçado que aprendemos tudo sobre computadores, internet, smartphones, softwares, lemos manuais, só para citar alguns exemplos. Entretanto, muitas pessoas passam a vida inteira sendo alimentadas (pelo supermercado) e não se alimentando. O que na minha opinião significa seguir a regra de ouro da dieta saudável: comer comida de verdade! Isto é carne, ovos e laticínios provenientes de animais criados com pasto; peixes; oleaginosas e sementes; verduras e frutas da estação. Apreciar grãos integrais (sempre sem glúten) e vegetais ricos em amido, limitando essas comidas engordativas caso queira perder peso.
Como suporte ao seu dever de casa, eu adoraria dividir com vocês alguns dos meus favoritos materiais on line. Todos absolutamente gratuitos. Adoro ouvir podcasts e acho que é uma maneira excelente e conveniente de nos mantermos informados. O material é em inglês (pois eu vivo no Canadá), porém não se sintam intimidadas(os) e usem a oportunidade para praticar um pouquinho o idioma.

Fat Burning Man – Abel James é um autor best seller e apresentador de um dos podcasts mais conhecidos sobre alimentação. Seu estilo descontraído aliado com sua voz suave e profissional de interlocutor faz com que seu podcast tenha um tom de leveza. Ajuda a descontrair, relaxar e obter informações de qualidade ao mesmo tempo (http://fatburningman.com).

Bulletproof Executive (Executivo à prova de balas) – número um na lista do iTunes atualmente e por semanas é a prova de que o público aprecia seu programa que provavelmente está tornando suas vidas cada vez mais bulletproof (à prova de balas) (http://www.bulletproofexec.com/category/podcasts).

Super Nutrition Academy podcast - últimas notícias sobre saúde e melhores práticas de como alimentar-se para manter uma saúde incrível.(https://itunes.apple.com/us/podcast/super-nutrition-academy-health/id605514232?mt=2).

FitLifetv – Tudo sobre sucos de vegetais! Drew Canole inspira e motiva pessoas a encontrar internamente prosperidade, saúde e enriquecer seu estilo de vida. (http://fitlife.tv). Além do mais ele é lindo meninas!

Nutrition Facts – Pesquisas mais recentes sobre nutrição. Este é um dos meus favoritos! (http://nutritionfacts.org)


Rich Roll Podcast -  ultra-atleta vegano e escritor, discute assuntos relacionados ao bem-estar com algumas das mentes mais brilhantes, que pensam a frente na área da saúde e fitness, incluindo atletas de classe mundial, médicos, nutricionistas, treinadores, empresários e artistas. Os tópicos incluem: condicionamento físico geral e resistência, formação poliesportiva ultra-resistência, veganismo / alimentação a base de plantas / culinária, meditação, yoga e estilo de vida sustentável (https://itunes.apple.com/us/podcast/the-rich-roll-podcast/id582272991?mt=2).

Espero que gostem!

Namaste.
Flavia Morais
flaviarmorais@gmail.com
Holistic Nutritionist




Nenhum comentário:

Postar um comentário