04 setembro 2014

Minha receita de felicidade - 1 ano de vida nova!!!


Resolvi compartilhar minha experiência de nova vida que dia 03.09.14 completou um ano!
Quem me conhece sabe o quanto eu voltei a ser EU no último ano, reaprendi a ser feliz de verdade, plenamente! A achar graça de tudo (sim eu tenho o riso solto) :) curtir momentos como uma tarde de sol, melhor ainda se for com o amor, os amigos, com os cachorros, tomando um chimarrão...

Mas eu me refiro a curtir de verdade!
Não apenas estar lá de corpo presente... realmente sendo feliz naquele minuto!

Quando paro para pensar em tudo que faço na minha rotina (pessoal, profissional, emocional, financeira...) percebo que só faço aquilo que quero, gosto e acredito!
E por que resolvi contar tudo isso? Pois sinto um compromisso de dividir com as pessoas uma mudança de vida que deu certo para mim!


Por onde comecei?

Auto-conhecimento – percebi aos 29 anos que apesar de saber quase tudo que eu não queria ser, conhecer, trabalhar, fazer, eu absolutamente não tinha certeza do que eu realmente gostava de fazer, quais as coisas que me faziam feliz e nem  muito claramente sabia quais eram os meus valores.
Foi através da Terapia Cognitiva Comportamental que comecei a me conhecer e perceber minhas necessidades para ser feliz.
Descobri os meus princípios e valores e principalmente a importância e a força que eles têm na minha felicidade, a partir daí fui tentando aplicar para cada área da minha vida.
Por exemplo: Eu sou uma pessoa que adora ensinar coisas, um dos meus valores importantíssimo é a solidariedade (me sinto muito bem fazendo o bem) – uni as duas coisas criando o blog tudoquefazbem para tornar o conhecimento de nutrição e qualidade de vida acessível para mais pessoas – fazendo isso, eu sou feliz!


Coragem – Eu também apendi no treinamento Conexão Alpha que quanto mais a gente perde o medo e confia, mais feliz vivemos! Simplesmente por não sofrer por antecipação, não ser pessimista e ansioso.
É claro que é importante prevenir! Eu sou nutricionista e defendo a prevenção!  E isso se aplica a tudo: tem que ter reserva financeira, atenção com a saúde, cuidado com os bens, ter atitudes corretas...

Mas me refiro a viver um dia de cada vez. E como eu consigo isso?

Fiz aconselhamento com o Coach Gustavo Campos, ele me ensinou a traçar metas a curto (5 anos), médio (10 anos) e longo prazo (20 anos), baseadas nos meus sonhos, objetivos, valores e princípios.
A partir do momento que eu soube onde queria chegar, ficou mais fácil traçar o meu caminho e entender o prazo para o resultado de cada :

Retornei aos estudos, fazer doutorado, cursos, congressos, aulas, inglês... com o objetivo de me capacitar para atender cada vez melhor meus amados pacientes e dar aulas para meus alunos mega especiais!
Voltei para o ballett que era um sonho antigo, continuo malhando e cuidando mais ainda da minha alimentação... com o objetivo de cuidar da minha saúde e qualidade de vida e ser um exemplo para as pessoas que oriento!
Passeio com meus cachorros TODOS os dias pois me sinto na obrigação de devolver para eles toda a alegria e amor que eles me dão!

Não abro mão de estar com as pessoas que são importantes para mim!


Preciso viver novas experiências para me sentir viva!
Este ano eu: desfilei no carnaval de Porto Alegre, passei 1 mês na praia, cuidei de um filhote de passarinho, li vários livros, conheci vários lugares novos...


Preciso viajar e conhecer lugares e pessoas novas para me sentir viva!

Também tenho alguns cuidados para evitar as coisas que me fazem mal :(
Não me exponho ao transito de Porto Alegre desnecessariamente, isso me causava muito estresse... muito mesmo. Algumas pessoas não se importam, mas a grande maioria perde a paz todos os dias por estar no engarrafamento. Devem pensar “é fácil falar, você trabalha em casa”, ok! Mas isso é uma opção minha que também pode ser tua! E existem tantas soluções quando a gente sai do pensamento comodista: muitas vezes é negociável o horário na empresa, tente pelos menos conversar sobre isso com o chefe; se o seu trabalho é longe da sua casa, repense! Isso é um fator muito importante! A vida passa rápido e o dia só tem 24h para se perder 3 a 4h/dia dentro de um carro ou outro meio de transporte. Em um ano isso representa: 720 horas dentro do carro ou 30 dias/ano.


Eu optei por ficar sem carro um tempo, com objetivo de reduzir despesas, e percebi que utilizar o transporte público, fora dos horários de pico é incrivelmente muito confortável sim!  E caminhar, fazer pequenos trechos a pé (muitas vezes vai mais rápido que no trânsito), é super saudável e uma excelente forma de curtir os pequenos detalhes da sua cidade que passam despercebidos quando estamos dirigindo.

Tudo é uma questão de organização! 
E nisso eu preciso melhorar muito ainda, mas percebi o quanto é possível fazer tudo que colocamos como prioridade.

Tá, mas e a parte financeira?
Antes de tudo, eu planejei uma reserva financeira para ficar tranquila durante este período de transição, isso mesmo: economizei dinheiro para não passar por situações difíceis.


Hoje em dia minha renda é composta pelo atendimento de pacientes, aulas, cursos de culinária para crianças baseado no livro Piqueniqueno Jardim, pesquisa... Cada um precisa encontrar sua maneira de ganhar dinheiro fazendo o que ama, assim, é importante considerar algumas situações:

Primeiro – temos que saber quais são nossas habilidades (é muito importante lembrar, que nunca é tarde para desenvolver uma habilidade que gostaríamos de ter) – eu aprendi a cozinhar este ano e estou absolutamente apaixonada por cozinhar, me relaxa, me traz paz, eu sinto amor no coração quando estou cozinhando para alguém, assim me sinto mais preparada para ensinar!

Segundo – temos que investir naquilo que está faltando – neste período iniciei o doutorado, fiz o Empretec do Sebrae para desenvolver habilidades empreendedoras, tento participar de todos os cursos e eventos com assuntos que me interessam...

Terceiro – temos que entender muito bem os nossos valores. A forma que estamos nos relacionando com o dinheiro está ERRADA!

Gente, eu amo conforto, lazer, conhecer lugares diferentes, comer muito bem e saudável, comprar coisas que acho legal...


Perfeito até aí! Os excessos é que me preocupam... eu me dei conta muito tempo depois que eu tinha ataques de consumismo (comprar 6 pares de sapato de uma só vez – e isso aconteceu várias vezes) por que minha relação com o dinheiro e com o meu trabalho estava confusa: eu trabalhava muito em uma função que não tinha nada a vez comigo (não respeitava meus valores e princípios) e que eu não tinha habilidade para desempenhar sendo feliz... o que acontecia? Eu usava meu salário como recompensa para pagar o meu sacrifício. Ora, isso é uma confusão imensa! Pois se eu não comprar os 6 sapatos que eu definitivamente não preciso, eu não preciso desse dinheiro, e eu não preciso deste trabalho!

Entenderam? Quando a gente descobre que a felicidade está em cada minuto vivido, não há necessidade de se “comprar” a felicidade então a vida fica automaticamente mais barata!
Isso não quer dizer que eu fiz um voto de miséria! Hello! Eu adoro poder fazer tudo o que eu quero, mas a escravidão pelo dinheiro não pode ser cega.


Então, este é o resumo da minha vida neste último ano... e desejo sinceramente que todas as pessoas passem a sua vida fazendo as coisas que amam e lhe deixam felizes!


Faça somente TUDOQUEFAZBEM!!!

3 comentários:

  1. Adorei o blog e amei esta postagem.... Preciso rever conceitos e estabelecer metas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Anne Muller!!! Quando sabemos onde queremos chegar (metas) fica muito mais fácil escolher o caminho (planejamento)!!!! Conta comigo! bjao

      Excluir
  2. Gabi querida!Amei este post, me indentifico muito com muitas coisas que voce viveu. E certamente vou usar algumas estrategias que aprendi com voce agora. Obrigada por dividir sua historia. beijao

    ResponderExcluir