05 maio 2014

Campanha #1mêssemaçúcar



Hoje comecei o projeto #1mêssemaçúcar, proposto pela @gabrielapugliesi e com engajamento de várias amigas queridas.

Então resolvi lembrar por que devemos manter o açúcar longe das nossas vidas ;)
Confira no post Ama sua saúde? Fuja dos vilões 2
É claro que o fundamental é mantermos o equilíbrio na alimentação e comer um docinho       às vezes para ser feliz é super importante, mas após a Páscoa andei exagerando...

Minha idéia é trocarmos ideias, receitas sem açúcar e sensações aqui no BLOG  durante este #1mêssemaçúcar, quem topa?

Importante saber:

O açúcar vicia?

Por causa do aumento nos níveis de dopamina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro e que estão associadas ao prazer e ao bem-estar, o açúcar pode, de fato, viciar. Mas a dependência criada pela sensação de bem-estar e prazer decorrente do consumo de açúcar é mais de ordem psicológica do que química.




Por que gostamos tanto de doces?

O atual plantel de seres humanos é resultado de milhares de anos de evolução durante os quais, em diversas fases, comer alimentos adocicados foi vital para a sobrevivência. A humanidade, portanto, está programada para comer doces. A língua e o nariz são forrados de células que têm a função de detectar o sabor e o aroma dos doces. As razões para essa preferência ancestral são duas. Os doces são ricos em glicose, a principal fornecedora de energia para as células. Além disso, o sabor adocicado servia de indicador para que nossos ancestrais pudessem distinguir os alimentos saudáveis dos venenosos e estragados. A diferença básica entre a situação atual e a dos primórdios da evolução humana é a abundância. Os humanos primitivos comiam doces misturados às fibras dos frutos e sempre enfrentavam escassez calórica. Hoje, come-se açúcar não apenas em excesso, mas em concentrações com alto grau de pureza e sem a presença das fibras.



Por que o açúcar é um vilão?

O problema do açúcar, em especial o refinado, é que ele é 100% caloria, sem valor nutricional. Quando consumido regularmente em grande quantidade ou puro, ele deflagra uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, e esta, à hipertensão, ao diabetes e até a alguns tipos de câncer.

Desafio em equipe FAZ BEM!
Saúde FAZ BEM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário